- Área: 3480 m²
- Ano: 2014
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Fotografias:Lluís Bernat
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Fabricantes: EQUITONE
Descrição enviada pela equipe de projeto. A escola está localizada na periferia da cidade, em uma área de desenvolvimento. O edifício encontra-se sozinho em uma área isolada, limitada por uma avenida que está enterrada sob a escola e os campos adjacentes.
A escola está voltada para a futura praça, que servirá de acesso à escola nos dias da semana e de uso público nos fins de semana. O edifício é composto por um escritório de administração, uma cozinha, uma sala de jantar e um ginásio, além das salas de aula e áreas de recreação.
O pátio central localiza-se entre o jardim de infância e as "asas" com as salas de aula do ensino primário, alinhado com o hall de entrada. O pátio ilumina o lobby, que permite uma visão transversal. As salas de aula e corredores complementares do jardim de infância e do ensino primário são iluminados e ventilados pelo pátio existente.
A ala principal, no nível da rua: A asa do ensino primário consiste em um corredor central, que possui altura dupla e salas de aula orientadas ao norte, localizadas no piso térreo e primeiro pavimento. Esta disposição resulta em uma área bem iluminada e ventilada, formando um espaço que consiste muito mais do que um corredor, é como uma rua coberta integrada na "pequena cidade", que é um lugar de encontro para os alunos. A varanda neste espaço permite o acesso às salas de aula localizadas no primeiro pavimento.
Construção: A escola foi totalmente construída com uma estrutura de painéis de madeira laminada. Este sistema de construção de baixo peso foi construído dentro de um tempo de execução muito baixo, em torno de 30 dias. Os painéis foram feitos na oficina, para reduzir a geração de resíduos. Os painéis criam uma construção leve, de baixo impacto no terreno e com baixa emissão de carbono.
O meio ambiente: A madeira é coberta externamente por uma camada de isolamento térmico, criando espaços confortáveis e evitando pontes térmicas. O layout da escola incentiva a ventilação cruzada entre as salas de aula e o corredor.
A qualidade do ar é controlada por sensores de CO2, que é filtrado e aquecido. Os espaços intermediários se beneficiam do aquecimento das salas de aula, auxiliados pela ventilação cruzada natural e um sistema de troca de ar.